quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Rotinas domésticas/familiares

Olá amiguinhos!

A alergia está a passar aos poucos e já não tenho tanta coceira (graças a deus...). Obrigada pelas palavrinhas simpáticas ;

Pois é. Tenho andado a pensar em elaborar uma lista da rotina doméstica cá de casa, principalmente agora que já sei o meu horário definitivo para este ano lectivo. Depois de ter andado a ler um pouquinho sobre este assunto, cheguei à conclusão de que preciso de definir o que fazer, quantas vezes, quando o fazer.
Então é assim: vou apontar tudo o que é necessário fazer todos os dias; o que só faço 1 vez por semana; o que faço de 15 em 15 dias, o que faço 1 vez por mês e de 6 em 6 meses. 
Isto porquê? Porque às vezes acaba por me dar preguiça e deixo acumular coisas para fazer num só dia, e acabo por ficar estourada nesse dia só de fazer limpezas e arrumar. A ideia é dividir ao máximo as tarefas durante os dias (como de uma tarefa obrigatória se tratasse) da semana, de forma a não fazer grande coisa no fim-de-semana, para poder gozá-lo com os meus meninos e eu própria ter descanso, que também mereço!

No ano passado chegava quase sempre a arrumar ao domingo, porque também trabalhava ao sábado. Este ano, e apesar de chegar a casa todos os dias depois das 8 da noite, consegui ficar com uma manhã livre e com sexta todo o dia livre, e não trabalhar ao sábado (yupi!! já não me lembro o que é não trabalhar ao sábado...). Eu até tenho sempre muito boas intenções, mas às vezes o corpo pede e a cabeça cede...rsrsrsr...
Uma das coisas que me lembro, é que quando vivia em casa dos meu pais, eu fazia a rotina doméstica à sexta de manhã, e era verem-me a arrumar quase que em piloto automático...rsrsrs... a verdade é que fazia tudo o que me era destinado e tinha tempo para tudo. Por isso vou tentar voltar a essa rotina, a ver se consigo  os mesmos resultados.

Vou tentar elaborar uma rotina com pequenas tarefas, que se possam fazer sem grande "dor"durante todos os dias, sendo que na sexta feira será o dia das limpezas mais a fundo, esperando não ter que fazer muito (nada era o ideal) no sábado. A ver vamos...rsrsrs... será que vou ser capaz??? (espero bem que sim....hehehe)

Estou então a elaborar as listinhas, a ver se mostro entretanto aqui.

E vocês? como gerem a vossa rotina doméstica/familiar?? Conseguem ter sempre tudo muito organizadinho com tempo para tudo?

Contem-me tudo. Estou sempre a querer melhorar. Para isso conto com as vossas sugestões!;

5 comentários:

  1. Ha varias formas de uma pessoa se organizar, acho que depende da vida de cada um e da propria pessoa.

    Há quem defenda que se deve aplicar a lista das 3 tarefas mais importantes. Ou seja, para cada dia escolhes 3 tarefas a fazer naquele mesmo dia. Por exemplo: fazer as camas de lavado, passar o chão, limpar o pó do quarto.

    Há quem defenda que se deve dedicar um dia para cada divisão, por exemplo, hoje limpar a casa de banho, amanha limpar o quarto, etc etc, deixando o fim de semana livre.

    Depende muito da vida de cada um portanto.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Ainda bem que já estás melhor!
    Como estou de baixa há já uns mesitos (acidente de viação), vou fazendo as coisas repartidamente. Num dia lavo a roupa, noutro passo a ferro, noutro dia limpo o pó da casa e por aí fora.
    Quando estava a trabalhar, como chegava tarde a casa, fazia praticamente tudo ao Sábado.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Goldie... Achei seu blog e vc muito fofinho.
    Estou SEGUINDO o blog.
    Venha conhecer o meu bloguinho e SEGUIR também.
    Ficarei muito feliz, espero que goste de mim.
    Te espero com muita alegria.
    Aus 1000 com amor da amiguinha ...

    KIPPY

    ResponderEliminar
  4. Frutinha
    Sim, concordo que depende da vida de cada um e que não se encontra uma fórmula que sirva universalmente toda a gente;) no entanto é sempre interessante ver como as pessoas se organizam. Eu tenho curiosidade ;)... talvez ao ler várias formas diferentes me inspirem para criar a minha.

    Paula
    Espero que não tenha sido nada de grave e que o tempo de recuperação seja rápido, ainda por cima agora que tens mil e uma coisa para decidir ;)
    Ai...eu espero mesmo conseguir eliminar o trabalho do sábado :P

    ResponderEliminar
  5. olha eu costumo fazer as lides domésticas ao sabado, mas estou a começar a alterar isso, vou começar a fazer à sexta para ficar com o sábado livre...

    bom fim de semana

    ResponderEliminar