quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Para os mais gulosos....

A pedido de muitos amigos, vou partilhar a receitinha dos famosos "jesuítas".... super fáceis de fazer..que a minha dona costuma fazer.


Eu costumo ver a Té a fazer estes bolinhos cá por casa, principalmente quando sobram claras de algum bolo, ou quando se tem desejos de algo doce... além de serem muito bons e rápidos de fazer, é também uma forma de aproveitar as claras que sobram quando se faz algum bolo, ou só se precisa de gemas, e que depois acabam, muitas vezes, por ir parar ao lixo...

...pena que não vou muito à bola com folhados... é que tenho um estômago frágil....(é mesmo uma pena..porque o cheirinho é deliciosos...!)

Na verdade a Té é que vai dizer-vos como se faz porque eu acho que vou dormir uma sonequinha...tou cansado... esta vida de cão mata-me.....até logo...
Goldie


Então, antes demais olá a todos e vamos lá passar à receitinha que o Goldie apresentou:
(Eu costumo fazê-la na bimby mas penso que dá para adaptar facilmente a qualquer batedeira ou robô)

Ingredientes:

massa folhada ( eu compro da congelada no hipermercado, daquelas que vêm em placas)
250g açúcar (se não tiver bimby ou tiver em pó para usar, utilize em pó)
1 clara de ovo médio
1 c. chá sumo de limão
100g amêndoa granulada (eu ponho "a olho"...)
canela q.b. (opção minha...)

Preparação:

Aqueça o forno a 200º

Com o copo limpo e seco pulverize o açúcar 10 seg/vel 9. ( Se não tiver Bimby use açúcar já em pó ou "faça-o" pulverizando num robot ou numa picadora. Aliás esta é uma sugestão para quem não usa muito açúcar em pó, que pode tê-lo a qualquer momento sem precisar de comprar... eu faço sempre, não compro! ). Com a ajuda da espátula baixe o que ficou na parede do copo.

Junte a clara, o sumo de limão e programe 20 seg/ vel 4. reserve. (bata com a batedeira a uma velocidade média, até ficar um glacê)

Estenda a massa folhada até ter uma espessura de aproximadamente 0,5mm. Corte em triângulos de tamanho desejado. Coloque-os num tabuleiro untado ( eu costumo usar papel vegetal ou, na falta, de alumínio)

Sobre estes, espalhe o glacê de modo uniforme deixando 1 cm de borda ( mais ou menos ;), e polvilhe com a amêndoa e a canela ( eu gosto assim)

Leve ao forno cerca de 10m. O glacê tem que ficar da cor de café com leite.


e voilá!

A última vez que foram feitos cá em casa foi no aniversário do M. e claro que os pus num pratinho especial que me ofereceu a ovelhinha acelerada.

Espero que façam muito jesuítas e depois venham cá dizer como correu e se gostaram....
bjocas pa todos,





3 comentários: